Olá meus amigos.
Assim como tenho pesquisado e defendido muito o treinamento funcional como método eficaz de condicionamento físico, hoje tem se falado bastante em uma dieta funcional, onde o importante é reconhecer a funcionalidade de cada alimento e quais os benefícios do seu consumo (não apenas valorizar o sabor, mas também o seu valor nutricional).
Convido vocês a lerem com atenção o texto abaixo.
Abraço!!!
Alimentos funcionais: verdadeiros remédios
(Texto extraído do site http://www.saude.com.br/)
Quem diria que é possível prevenir diabetes, câncer, envelhecimento precoce e colesterol alto através de uma dieta rica em carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Isso mesmo, por meio dos alimentos funcionais pode-se modular as reações do organismo e criar um sistema de defesa antioxidante e eficiente para prevenir doenças. De acordo com a nutricionista Joana Lucyk, da clínica Saúde Ativa - referência em Brasília, o segredo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida está em algumas substâncias que devem fazer parte de uma dieta habitual e, de preferência, que estejam nas refeições diárias com intervalos máximos de três horas.
A especialista em nutrição funcional explica que muitas frutas, cereais integrais e vegetais se enquadram nessa categoria. “A vitamina ‘C’, por exemplo, está presente em frutas cítricas e a vitamina ‘E’ pode ser encontrada em oleaginosas, como a castanha. Já o betacaroteno, em vegetais em tons verdes escuros e alaranjados. O licopeno encontra-se na melancia, na goiaba e no tomate e os compostos fenólicos estão presentes na uva, na jabuticaba, na maçã, na cebola, nos temperos naturais, no cacau, no chá verde e branco”, diz a nutricionista.
TÍPICOS DA VEGETAÇÃO – Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília e pela Unicamp, o cerrado dispõe de frutos riquíssimos em nutrientes que potencializam a longevidade. Ingá, jatobá, araticum, buriti, mangaba, pitaya, pitomba e pequi são frutos com substâncias bioativas de grande valor nutricional, essenciais para que o sistema enzimático tenha uma boa ação. “São excelentes fontes com elevados teores de vitaminas do complexo B, indicados para desativar radicais livres”, destaca Lucyk.
Aos que têm dificuldade de ingerir certos alimentos por questões de paladar, a nutricionista Fernanda Damas, que também integra a Saúde Ativa, esclarece que é possível fazer combinações para estimular o consumo. “Há uma variedade de receitas para os mais diversos gostos. Entretanto, é importante considerar as aversões alimentares: se na infância o alimento é oferecido no mínimo dez vezes e há recusa, provavelmente há alguma falha na metabolização que pode levar a reações adversas com a ingestão”, alerta.
CONTROLAR NÍVEIS DE ESTRESSE É UMA FORMA DE FAZER AS PAZES COM A BALANÇA
Estudo realizado pela Universidade Göteborg, na Suécia, coloca o estresse entre os inimigos de quem luta contra o excesso de peso. Segundo a pesquisa, nessas situações o organismo tende a liberar uma quantidade maior de cortisona e adrenalina, hormônios ligados a situações de perigo que aceleram o ganho de peso até mesmo de boca fechada.
A receita para manter-se longe das tensões não é segredo para ninguém e deve ser seguida à risca para quem pretende manter a forma. Atividade física diária e alimentação equilibrada ganham força aliadas a noites bem dormidas. “Uma dica para combater o estresse patológico – conhecido como distresse - é escolher uma atividade física que proporcione prazer e ter disciplina na prática”, ressalta Priscila Freire, professora de educação física.
Armando Jr Largura - "Pillar Training"
(51)9166-3976/3059-3240
armando_largura@hotmail.com