Determine. Desafie. Transforme.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alguns conceitos equivocados sobre a atividade física

Alguns conceitos equivocados sobre a atividade física

Olá, as férias terminaram e é hora de retomar a atividade física tanto para quem parou apenas neste período como para aquelas que decidiram abandonar o sedentarismo e querem reduzir peso ou apenas melhorar o condicionamento físico.

Por isso, decidi escrever sobre alguns conceitos mal-interpretados quando o assunto é atividade física. Vamos a eles.

Treinar em jejum pela manhã é um grande erro, pois precisamos de energia para preservar  nosso músculos, emagrecer com qualidade e também evitar episódios de hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue).

Treinar todos os dias e por muitas horas, além do risco de lesões, principalmente se você for sedentária, nos dias de hoje acaba por se tornar uma tarefa difícil de conciliar com trabalho, casa, filhos, faculdade, etc e a chance de desistir da prática dos exercícios é muito grande. Determine uma meta real! Se você dispõe de apenas dois dias da semana, uma hora por dia, comece assim. Torne isso um hábito e não abra mão desse tempo.

Creditar toda a responsabilidade do emagrecimento sobre a atividade física é um equívoco! A reeducação alimentar é imprescindível para que seja criado um déficit calórico adequado (queimar mais energia do que consumir) e assim emagrecer com qualidade.

E aí reside um erro de interpretação quando o objetivo é o emagrecimento. Reduzir o peso na balança nem sempre é sinônimo de emagrecer, pois mostra apenas que houve uma alteração no peso corporal e não se houve uma redução da gordura corporal. Muitas pessoas ao fazerem dietas sem orientação em conjunto ou não com a atividade física, apresentam uma redução rápida de peso corporal, mas isso não significa que perderam uma grande quantidade de gordura corporal. A sua redução de peso pode ter sido motivada pela perda de massa muscular devido à dieta inadequada, ou seja, um falso emagrecimento.  Mas se o peso reduziu, isso não é bom? Claro que não! Ao reduzir a sua massa muscular, você também estará reduzindo o seu metabolismo e isso significa menor gasto calórico. E para continuar perdendo peso terá que restringir ainda mais a dieta. Por isso, a reeducação alimentar e a atividade física orientada são muito importantes! Para que você emagreça reduzindo o seu peso de gordura e mantendo o seu peso muscular.

E para manter a massa muscular é importante o treinamento com pesos. Mas você quer emagrecer e não ficar musculosa, não é mesmo? Este é outro erro. O treinamento com  pesos aumenta o metabolismo pós-treino mais que o exercício aeróbio e aliado a este elevará o seu gasto calórico diário. Treine com cargas mais altas e baixas repetições. E isso não a deixará musculosa. Aumentar a massa muscular não é um processo simples. Para que ocorra a hipertrofia os músculos precisam trabalhar sob tensão por um tempo determinado entre 30 e 70 segundos. Exercícios com até 10 repetições geralmente não atingem esse tempo. Finalmente, dê ênfase a exercícios que englobem vários grupos musculares em um mesmo movimento, gerando assim um maior gasto calórico.





Armando Jr Largura - "Pillar Training" (51)9166-3976/3059-3240 armandojr.73@hotmail.com