Determine. Desafie. Transforme.

sábado, 8 de maio de 2010

A "onda" do treinamento funcional

Começou a "onda" do treinamento funcional.
Revistas, jornais, internet, tv...os meios de comunicação abriram os olhos para o que eles chamam de  "novidade". E a novidade começa a ser utilizada por todo mundo, sem que haja entendimento do que realmente é o treinamento funcional. Olham um exercício e acham que fica legal aplicar com o seu aluno. Será que ele está, funcionalmente, preparado para realizá-lo? É adequado fazer isso? Com que objetivo? Por exemplo, ficar em pé em cima de uma bola e realizar um agachamento com barra nas costas. Para o aluno comum, é necessário correr esse risco? Quando ele usará, no seu dia-a-dia, esse tipo de requisição? Só pra ser diferente?
O que eu tenho aprendido pesquisando, conversando e realizando cursos com profissionais de grande currículo (téorico e principalmente prático) nessa área de treinamento físico, que o mais importante no treinamento funcional é a recuperação dos padrões de movimento que foram se perdendo ao longo do nosso desenvolvimento(?).  
Saber avaliar e perceber a qualidade de movimento que o meu aluno apresenta, saber o que é adequado ou não para ele no momento presente (não há exercício inadequado, há aluno inadequado para o exercício). Dar qualidade de movimento, reorganizar as funções muscular e articular...recuperar as suas funcionalidades...isso é, para mim, treinamento funcional.
Existem várias linhas de pensamento nessa área. Essa é a que eu estou seguindo, e acredito estar no caminho certo.
Um grande abraço à todos e um FELIZ DIAS DAS MÃES!!!

Armando Jr Largura - "Pillar Training"
(51)9166-3976/3059-3240
armando_largura@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário