Isso mesmo! O que você acha? A musculação tem essa importância toda no processo de emagrecimento? Se você acha que não, então é melhor começar a rever os seus conceitos.
Uma pessoa com a musculatura mais desenvolvida queima mais calorias durante o dia todo e não somente durante o exercício, já que um dos efeitos do treinamento com pesos é o aumento da taxa metabólica basal (mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso) em decorrência do aumento progressivo da massa muscular. Sendo assim, quanto maior a massa muscular mais acelerado será o metabolismo e o seu gasto calórico.
Para que essa idéia fique mais clara, após o exercício aeróbico nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao metabolismo normal. Quem pratica musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois do exercício a taxa metabólica pode continuar 7% mais alta.
“Os exercícios aeróbios não proporcionam um aumento considerável de massa muscular. Não estimulam os músculos do tronco e dos membros superiores. E, assim que você para o exercício aeróbio, o metabolismo do corpo desacelera”, explica Julio Marchetti, professor de Educação Física, especializado em musculação. Então, é simples: fazer esteira queima calorias, claro. Mas, assim que você parar a atividade, essa queima cai. Já a musculação aumenta o gasto constante de calorias, acelera o metabolismo e, com uma dieta adequada, você emagrece mais rápido.
Então o que é melhor para emagrecer, exercícios aeróbicos ou musculação? As duas! Para obter resultados ainda melhores, combine as duas atividades, iniciando pela musculação e depois os exercícios aeróbicos. Porquê? Aguarde próximas postagens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário