Determine. Desafie. Transforme.

domingo, 13 de setembro de 2009

Proteja o seu Centro

Mesmo sem querer, você maltrata diariamente sua coluna. Desenvolvida para proteger a medula e dar mobilidade ao tronco, a coluna enfrenta agora o desafio de cumprir sua função em meio a hábitos “estranhos” adquiridos com a evolução humana, como passar 12 horas sentado diariamente. Mesmo que a sua cadeira seja superconfortável, ficar nela o dia todo pode ser um passo para comprometer seus discos vertebrais no futuro.
Note como você passa boa parte do dia sentado, desde a hora que levanta da cama: nas refeições, no carro, no trabalho, na frente da tv e do computador. E ficar sentado é a pior posição, devido à pressão exercida sobre os discos vertebrais, que pode ser 70% maior do que deitado e 30% maior do que em pé. Movimentos de torção, flexão e levantamento de peso feitos na posição sentada se tornam ainda mais danosos.
A região lombar é a mais afetada. As consequências são o achatamento e o encurtamento da curvatura lombar, causando enrijecimento muscular, mau encaixe das vértebras e compressão nos discos, o que acelera a sua degeneração e predispõe à hérnia ou à artrose. A compressão pode atingir os nervos da medula, provocando dores musculares, de cabeça ou na nuca, sensação de dormência nas mãos e nos braços e a famosa ciática, dor e queimação que irradia para as pernas.
Um longo período na posição sentado e o movimento de flexão da lombar a cada levantada da cadeira, também enfraquecem os ligamentos, tornando-os flácidos e deixando a coluna instável. Essa flacidez pode permanecer por até 20 minutos depois que se fica em pé. Portanto, cuidado com movimento intensos ou bruscos nesse espaço de tempo: eles podem causar distensão ou entorse nos músculos ou nos ligamentos da coluna.
A cervical também não escapa de alguma tensão, em função das más posturas induzidas pela posição, principalmente pela popularização do notebook que tem aumentado os casos de problemas na cervical, já que as pessoas passam horas olhando para baixo.
Para que a cadeira não detone a sua coluna, o melhor conselho ainda é o de levantar a cada 40 minutos. Use uma cadeira com apoio lombar confortável, que permita ficar relaxado com os pés no chão. Modelos giratórios e com rodízio são mais indicados, porque estimulam a movimentação e facilitam o deslocamento. Se você for malhar após o trabalho, inicie com alongamentos suaves e um aquecimento leve antes de iniciar o trabalho com pesos.


Dados de referência: Revista Men´sHealth, nº26/junho de 2008.

Armando Jr Largura
(51)8528-4981/3059-3240
armando_largura@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário