Determine. Desafie. Transforme.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Treinamento Funcional








Pois é pessoal, estas fotos acima provam que este que lhes escreve também malha! E não é moleza não! As três primeiras fotos são de um curso de ginástica funcional, realizado em agosto na Sogipa, pelo professor Alexandre Grecco e a última foto (me acharam? Eu estou de cabeça para baixo!) foi em um curso de treinamento funcional, realizado na Aerostep de Porto Alegre, em março, pelo professor Fabiano Piassarolo.
Esta área de Treinamento Funcional é sensacional, e é para ela que estou procurando, aos poucos, direcionar o meu trabalho.
Mas, o que é o TREINAMENTO FUNCIONAL? Bom, o treinamento funcional envolve movimentos que são específicos para as várias atividades da vida diária, procurando o desenvovimento global de todas as capacidades físicas, sendo elas: força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência. Treina-se os movimentos e não os músculos especificamente, oferecendo a oportunidade de um ambiente de treino cada vez mais dinâmico, nos quais novas experiências físicas são possíveis a cada treino e um corpo que fica cada vez mais inteligente ao se movimentar nesse processo. São exercícios de força, multi-articulares e em mais de um plano de movimento, envolvendo equilíbrio e propriocepção com ou sem implemento de pesos. Enfoca, com isso, o fortalecimento do core (centro do corpo) dando equilíbrio postural ao indivíduo. Procura adaptar os exercícios à realidade do aluno, suas limitações e potencialidades. O treinamento é composto de uma série de combinações de movimentos, sendo os mais comuns puxar,empurrar, agachar, elevar, girar, avançar, pular, movimentos usados no dia a dia de qualquer pessoa. Os materiais mais utilizados são as bolas suíças, thera-bands, halteres, extensores, pranchas de equilíbrio, medicine balls e o mais importante: o próprio corpo!
Nas próximas postagens irei abordando um pouco mais sobre o assunto. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário